domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sessão Ordinária


Na Sessão Ordinária desta terça-feira (25), foi votado e aprovado em turno único Requerimento nº 016, de 25 de abril de 2017, de autoria do Vereador Lomanto Queiroz (PSDB), dispondo sobre convite ao Gerente da Unidade Regional da EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento, em Feira de Santana, para fazer-se presente na Sessão Ordinária do dia 09/05/2017, para prestar, perante o Plenário e a população valentense, esclarecimentos e informações acerca de eventuais problemas relacionados ao abastecimento e qualidade da água distribuida em nossa municipalidade.




 A convite dos Edis, nos termos do art. 186, Inciso II do Regimento Interno da Câmara Municipal de Valente,  o Secretário de Administração e Fazenda, Tássio Miranda Santos Souza, fez uso da Tribuna por 30 (trinta) minutos, tratando de assuntos inerentes à sua pasta e posteriormente respondendo as interpelações dos Vereadores.




Foi votado e aprovado em segundo turno o Projeto de Lei nº 009, de 23 de março de 2017, de autoria do Vereador Netinho Tur (PSB), que Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que prestam serviços terceirizados à Administração Pública Municipal, assim como, as prestadoras de serviços no polo Industrial do município a contratarem e manterem empregados prioritariamente 70% (setenta por cento) dos trabalhadores domiciliados no município de Valente-Bahia, sendo deste percentual, o mínimo de 30% (trinta por cento) das vagas destinadas exclusivamente às mulheres.




EXPEDIENTE

Uso da Tribuna, Secretário Municipal de Administração e Fazenda, Sr. Tássio Miranda Santos Souza, nos termos do art. 186, Inciso II do Regimento Interno da Câmara, para tratar de assuntos inerentes à sua pasta. 

 O Secretario Municipal poderá falar até 30 (trinta) minutos, prorrogáveis por mais 15 (quinze), só podendo ser aparteado durante a prorrogação. (Art. 187, § 2º. do Regimento Interno).
 O Secretario Municipal somente poderá ser interpelado ou aparteado sobre assunto objeto de sua exposição. (Art. 187, § 1º. do Regimento Interno).

ORDEM DO DIA 

 Segundo turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº. 009, de 23 de março de 2017, de autoria do Vereador Djalma Santana da Silva Neto, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que prestam serviços terceirizados à Administração Pública Municipal, assim como, as prestadoras de serviços no Polo industrial do município a contratarem e manterem empregados prioritariamente trabalhadores domiciliados no município de Valente-Bahia e dá outras providencias”. (Maioria Simples – Art. 44 da L.O.M).
 Primeiro turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº. 010, de 03 de abril de 2017, de procedência do Poder Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar cessão de direito real de uso de área de terra à Empresa PRENOR e dá outras providências” (Dois terços – Art. 44 da L.O.M).
 Primeiro turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº. 011, de 03 de abril de 2017, de procedência do Poder Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar cessão de direito real de uso de área de terra à Empresa Aderito Gonçalves de Oliveira e dá outras providências”. (Dois terços – Art. 44 da L.O.M).
 Turno único de discussão e votação do Requerimento nº. 015, de 25 de abril de 2017, dispondo sobre, a dispensa de interstício para inclusão na ordem do dia, bem como a realização de Sessão Extraordinária, nesta data (25/04/2017), após a sessão ordinária em curso, para discussão e votação, em segundo turno, do Projeto de Lei nº. 010, de 03 de abril de 2017 e Projeto de Lei nº. 011, de 03 de abril de 2017. (Maioria Simples – Art. 44 da L.O.M).
 Turno único de discussão e votação do Requerimento nº. 016, de 25 de abril de 2017, de autoria do Vereador Lomanto Queiroz da Cunha, dispondo sobre convite ao Gerente da Unidade Regional da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento, em Feira de Santana, para fazer-se presente na Sessão Ordinária do dia 09/05/2017, para prestar, perante o Plenário e a população valentense, esclarecimentos e informações acerca de eventuais problemas relacionados ao abastecimento de água da nossa municipalidade (Maioria Simples – Art. 44 da L.O.M).

Após encerrada a Sessão Ordinária, foi convocada outra, em caráter extraordinário, para 20 (vinte minutos) após o termino da Ordinária, com a seguinte pauta: Discussão e votação, em segundo turno, do Projeto de Lei nº. 010, de 03 de abril de 2017, bem como do Projeto de Lei nº. 011, de 03 de abril de 2017.

A Sessão foi transmitida pela Rádio Valente FM e pelo Facebook.
Confira no link abaixo:


Ascom CMV

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Esclarecimento


Valente é uma das 30 cidades que estão no plano de limpeza, recuperação e ampliação no período de estiagem do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, cujas obras têm como objetivo preparar esses equipamentos para o período das chuvas. A retirada das árvores da barragem do açude é uma medida preventiva contra possíveis infiltrações provocadas, sobretudo, pelas raízes, que podem futuramente comprometer a estrutura da barragem, segundo informou Luiz Alberto do DNOCS à assessoria da Câmara de Vereadores. As árvores das margens não serão removidas.
A derrubada das árvores, portanto, não tem nenhuma ligação com os vereadores, muito menos com o projeto de pavimentação da barragem que o Presidente da Câmara está buscando junto ao governo municipal. Infundados os comentários que estão circulado em determinados meios de comunicação e nas mídias sociais.

"Quero dizer à população valentense, em especial aos moradores dos bairros, Juazeiro e Petrolina, que lamento a retirada das árvores da barragem do açude municipal de Valente pelo DNOCS e que esse trabalho não tem nada a ver com o projeto de pavimentação que estamos lutando pra conseguir junto a prefeitura. Que fique bem claro. Como representante do POVO e sobretudo cidadão valentense, junto com demais colegas Vereadores, vamos cobrar explicações do DNOCS, de modo formal, sobre a derrubada das árvores... que não aconteceu só na barragem de Valente, mas em várias cidades do interior do Estado." Referiu-se o Vereador Netinho Tur (PSB), presidente da Câmara Municipal de Valente sobre o assunto.

Ascom CMV

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Sessão Ordinária


Na Sessão Ordinária desta quarta-feira(22), a Câmara de Vereadores aprovou, em primeiro turno de discussão e votação, o Projeto de Lei nº 174/2016, que “Autoriza o Poder Executivo a realizar permuta de bem imóvel e dá outras providências”. O Projeto recebeu 09 votos favoráveis e 01 contrário.

Considerando os pedidos das informações formalizados pelos integrantes da Comissão Especial, a Presidência da Mesa Diretora resolveu retirar o Projeto da Ordem do Dia da sessão extraordinária do dia 03/02, redirecionando a tramitação do mesmo para o período legislativo ordinário.

A Sessão foi transmitida ao vivo pela Rádio Valente FM e pelo Facebook. 
Confira no link: Sessão Ordinária 22/02/2017.

Ascom CMV

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Reunião com comandante da PM de Valente


A Câmara de Vereadores recebeu na manhã desta terça-feira (21), na sede do Poder Legislativo local, o Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Valente, o Subtenente Alex Gomes Freitas, para discutir ações atinentes à segurança pública do município. E a convite dos vereadores, o Subtenente usará a tribuna livre na sessão ordinária desta quarta-feira para prestar esclarecimentos a população valentense e falar dos atos futuros a serem desenvolvidos pela Polícia Militar no município. A sessão será transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara.

Participaram do encontro os vereadores presidente Netinho Tur (PSB), Vado do Hospital (DEM), Nem da Apaeb (PDT), Leninha (PT), Sissi de Daniel (PSD), Zé de Zeli (PMDB), Luizinho (PSDB), Cézar Rios (SD), primeira secretária Mabel Amaral (DEM) e vice-presidente Lomanto Queiroz (PSDB). Apenas o vereador Romilson Cedraz não pôde participar, por motivo de viagem.

“Foi um momento esclarecedor para nós vereadores. O nosso papel é de buscar a parceria da Policia Militar. Como fiscalizadores, precisamos cobrar, fiscalizar e ser parceiros, pois só assim caminharemos juntos”, avaliou o Presidente Netinho.

Ascom CMV

Câmara presente na abertura da Jornada Pedagógica 2017


A Câmara de Vereadores representada pelo presidente Netinho Tur (PSB), vice-presidente Lomanto Queiroz (PSDB), primeira secretária Mabel Amaral (DEM) e Vado do Hospital (DEM), esteve presente na abertura da Jornada Pedagógica de 2017.



Com o tema "Educar é humanizar, o desafio de ensinar criando laços", a Secretaria Municipal de Educação abriu na noite desta segunda-feira(20), no Clube Social Umburana, a Jornada Pedagógica de 2017. 

A Casa Legislativa enaltece os esforços no sentido de elevar a qualidade da educação do município e entende que a educação é a maior arma para transformar o mundo em que vivemos. Como o próprio nome sugere, a jornada de 2017 está apenas começando.


Ascom CMV

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Pronunciamento dos vereadores



Confira o pronunciamento de cada vereador na sessão de abertura do primeiro período legislativo, realizada na última quarta-feira (15). Para ouvir, clique no link.

* Discurso do Vereador Cézar Rios (SD):
* Discurso da Vereadora Leninha (PT):
* Discurso do Vereador Lomanto Queiroz (PSDB):


* Discurso do Vereador Luizinho (PSDB):
* Discurso da Vereadora Mabel Amaral (DEM):
* Discurso do Vereador Nem Da Apaeb (PDT):
* Discurso do Vereador Netinho Tur (PSB):
* Discurso do Vereador Romilson Cedraz (DEM):
* Discurso do Vereador Sissi (PSD):
* Discurso do Vereador Vado (DEM):
* Discurso do Vereador Zé De Zeli (PMDB):

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Sessão de Abertura dos Trabalhos do Poder Legislativo.


Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15, às 09 horas, a Sessão de Abertura dos Trabalhos do Poder Legislativo para o ano em curso, a Sessão foi transmitida ao vivo pela Rádio Valente FM e pelo Facebook (Sessão Ordinária 15/02/2017). A Sessão abriu o primeiro período ordinário da Câmara de Vereadores de Valente. 
A Sessão contou com grande participação popular, com a presença do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, representantes do poder Judiciário, Policia Civil, Policia Militar e diversas outras autoridades estiveram presentes. 
Durante a Sessão foram definidas as Comissões Permanentes, que tem como atribuições, entre outras imputações constantes no Regimento Interno da Casa, prestar assessoramento à Câmara, através de exame das matérias que lhe forem submetidas, na forma de pareceres ou pela elaboração de projetos atinentes à sua especialidade, e são constituídas de três (03) membros, no mínimo.
Após serem submetidas à votação do plenário, as Comissões Permanentes ficaram definidas da seguinte forma:

Comissão de Constituição de Justiça e Redação Final
Presidente: Vereador Cézar Rios (SD)
Relator: Vereador Lomanto Queiroz (PSDB)
Membro: Vereador Sissi de Daniel (PSD)

Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas
Presidente: Vereador Zé de Zeli (PMDB)
Relator: Vereador Romilson Cedraz (DEM)
Membro: Vereador Luizinho (PSDB)

Comissão de Saúde, Educação, Obras E Serviços Públicos
Presidente: Vereadora Leninha (PT)
Relator: Vereador Vado do Hospital (DEM)
Membro: Vereador Lomanto Queiroz (PSDB)
Membro: Vereadora Mabel Amaral (DEM)
Membro: Vereador Nem da Apaeb (PDT)

A Frente Parlamentar de Defesa Civil, por sua vez, ficou formada por todos os onze vereadores.

Ascom CMV