segunda-feira, 5 de março de 2018

Apresentado o Programa EduCâmara

Vereadora Mabel Amaral em Palestra na apresentação do EduCâmara em Valilândia
Nesta segunda-feira, 05 de março de 2018, às 19:00 horas, no CECOV - Centro Educacional Comunitário do Povoado de Valilândia, neste Município de Valente-BA, foi realizado o ato de apresentação do "EDUCÂMARA".

O Programa Educação Legislativa – EduCâmara, no âmbito da Câmara Municipal de Valente, foi instituído através do Projeto de Resolução de autoria da Vereadora Mabel Amaral (DEM), aprovado dia 06 de junho de 2017.
  
A Vereadora Mabel Amaral (DEM), durante a sua palestra para os alunos e demais presentes, externou a sua alegria por está realizando um dos seus grandes sonhos como Legisladora. Mabel frisou que o Projeto EduCâmara se baseia em levar Educação Política para Crianças e Jovens nas Escolas.

Mabel Amaral
“A ideia do projeto é que a gente visite todas as escolas do Município, sejam elas Municipais, Estaduais e até mesmo as Particulares. A uma programação de metodologia para a Juventude e também trabalha preparando a metodologia para a Educação Infantil, pois a meta também é atingir as Crianças, visto que, inclusive, já tem recebido na Câmara visita de turmas de Crianças menores de diversas Escolas e já observou a necessidade de já tá trabalhando essas temáticas com as Crianças, sobretudo porque elas já estão crescendo inseridas na cultura de descrédito da população com relação à política, até mesmo de acreditar que não se vota de graça no político, que só pode votar se receber algo em troca.
 
Diante disso, senti a necessidade de fazer alguma coisa. Foi quando o Projeto começou a ser pensado. Desde que foi  aprovado em Julho de 2017, passei esses 6 (seis) meses construindo como é que a gente ia tá fazendo essas intervenções. Transformamos num Projeto de Resolução para que as escolas pudessem nos receber, pois com a Resolução, a Direção das Escolas tem a obrigação de participar destes momentos, sobretudo porque é um assunto que se tornou pouco debatido nas Escolas e nós queremos e necessitamos deste dialogo com os Estudantes.

Nesse sentido, Inclusive, fiz uma indicação ano passado para que as Escolas retomassem o momento de interação com a Cultura do País, com a Cultura do Município. Lembro-me quando pequena, quando estudava, que uma vez na semana a gente tinha aquele momento de patriotismo, faziamos fila para ouvir o hino Nacional, por exemplo. Penso e começo a ter certeza que isso influenciou diretamente no que eu sou hoje e na forma como eu enxergo o Brasil e a Esperança que eu tenho de que as coisas vão melhorar .

Enfim, o objetivo do Projeto nas Escola é podermos diálogar sobre Ética Moral, sobre Cidadania... refletirmos sobre o que é ser Cidadão, como adquirimos isso ao longo do tempo. Fazermos um apanhado histórico muito rápido da evolução do Brasil ao longo da sua história desde o descobrimento, da proclamação da República, conseguindo vencer os obstáculos da República velha, passando pela Ditadura, chegando a Democracia... do que é a Democracia, como as pessoas podem tomar consciência disso, que a Democracia é uma sistema que o Povo tem Voz e que podemos usar isso para construir um momento novo para nosso País. Recuperar a nossa Esperança. Falarmos da importância do voto, do papel do Vereador, Prefeito, Deputados, Governadores, Senadores, Presidente. Diferença do que é Legislativo, Executivo, Judiciário. 

Eu, realmente, acredito na mudança, por isso tenho buscado essa força, essa coragem, para debatendo com Juventude tão desacreditada, confrontando as inquirições, tentando esclarecer duvidas... e percebo, por esse primeiro momento hoje aqui em Valilândia, que a gente pode estar deixando uma sementinha no coração de cada um, pois é triste constatar a realidade do descrédito, a vergonha ser político, inclusive, que eu ainda sinto, mas, esse Projeto está lançado para romper isso dentro de mim e fazer com que as pessoas também rompam. 


Cada um na sua realidade, porque essas Crianças, Jovens, podem ser e vir a ser futuras agentes políticas, sobretudo na cadeira que hoje ocupamos, amanhã pode ser de um deles. Quero ter a consciência de que fiz a minha parte, para que eu possa viver numa Cidade melhor, que os meus filhos possam viver, enfim... estou muito feliz, porque a repercussão desse primeiro momento foi muito boa, nossos Professores também gostaram muito, deixamos uma lembrancinha no final com cada aluno, um imã de geladeira, porque eu acredito que de alguma forma quando olharem a geladeira e ver aquela lembrança, eles vão Recordar um pouco do que foi discutido hoje. Foram muitos questionamentos e eu estava lá para fazer esse debate saudável e estarei sempre, em todos os encontros, disposta a esclarecer todas dúvidas, a tratar de todos os assuntos que forem levantados, foi assim hoje em Valilândia e será em todos os encontros que a gente tiver em todas as escolas do Município.

Todos os vereadores foram convidados para participar, hoje, infelizmente, por outros compromissos, não puderam estar presente, mas, teremos ainda novos encontros e creio que eles vão participar, tornando esses momentos cada vez mais enriquecedores.

Salientei que participo da União de Vereadores da Bahia, sou uma das Diretoras da entidade e acabei de divulgar nosso Projeto a nível de Estado e a nível de Brasil. Muitos vereadores do Brasil e da Bahia, do Nordeste, já entraram em contato comigo pedindo o modelo do Projeto, porque querem também aplicar, pois esse descrédito político ou com os políticos, tem sido a realidade em outros Municípios pelo País, em o Projeto EduCâmara ganha força e aparece como alicerce para (re)construir nosso País. Isso me deixa muito feliz e eu faço questão de passar mesmo para outras Cidades, porque o que eu estou fazendo aqui não terá resultado nenhum, se outras pessoas, políticos, também não enxergarem esse movimento, se não tiver alguém que faça esse trabalho também em outros lugares... então é assim mesmo, esse trabalho de formiguinha vai nos dar um resultado gratificante no futuro e que seja um futuro bem próximo. Estou muito satisfeita, tanto com a repercussão, como com o resultado que já tive nesse primeiro encontro.” Relatou a Vereadora Mabel Amaral.

(ASCOM CMV)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.