sexta-feira, 2 de março de 2018

Ó Formosa Valente



A Cidade de Valente está localizada no nordeste do estado da Bahia. Segundo ultimas estimativas do IBGE, possui uma área territorial de 384,342Km² e distribui sua população estimada em 27.162 habitantes. Sua altitude é de 358 metros em relação ao nível do mar, tendo sua sede à 238 km da capital. Valente está localizado no território do sisal, onde é conhecido como a capital brasileira do sisal. A área do município se divide sobre duas bacias hidrográficas, do Jacuípe e Paraguassú. Tendo como Municípios limítrofes, Retirolândia, Conceição do Coité, São Domingos e Santaluz.

 Hino de Valente


Na iminência de entrar para a “terceira idade”, fundada em 12 de agosto de 1958, completará 60 anos neste ano em curso, a cidade, no começo do século XX, era uma imensa fazenda de gado. A origem do nome "Valente" deu-se por causa de um boi que desgarrou-se do rebanho e morreu afogado ao cair dentro de uma cacimba, que passou a ser chamada de Caldeirão do Boi Valente. Assim, mudaram o nome da fazenda para "Boi Valente", e em 12 de agosto de 1958, quando o povoado, pertencente a Conceição do Coite, virou cidade, foi abreviado para "Valente". O "Caldeirão do Boi Valente" ainda resiste ao tempo, e está localizado numa propriedade particular, próxima ao centro da cidade. Atualmente, no calçadão, no centro da cidade, a história está resumida em uma pedra. No local encontra-se o primeiro imóvel comercial construído na cidade, quando ainda era vila.
A economia do município é impulsionada pelo comércio local e por maiores empregadores: A Prefeitura Municipal localizada no centro da cidade, e algumas, poucas, indústrias de médio porte. Outras fontes de renda importantes é a agricultura familiar e o Sisal, planta que deu a Valente o título de capital mundial da fibra. Valente está na área de influencia econômica de Feira de Santana, além do Sisal e da pecuária, a cidade possui o turismo de festejos populares, como o São João. Valente se destaca pela sua organização, limpeza pública, arborização, e por ter uma qualidade de vida superior a de cidades vizinhas.

Valente possui um calendário esportivo movimentado. No futebol, que tem como principal palco o Estádio Municipal Evandro Mota Araújo (Evandrão), a principal competição é o Campeonato Valentense. Destaque também para os jogos estudantis que envolvem praticamente todas as escolas do município em diversas modalidades, além de diversos campeonatos societys que acontecem anualmente em diversas localidades do município. Tem sido realizado também, todos os anos, o Rally do Sisal, competição que faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4, o maior evento do segmento no país. Um dos destaques  desta competição é o piloto Valentense Roberto Cunha, Tri-Campeão Brasileiro de Rally . A cidade também possui único Rally Park do Brasil, o SR2 Rally Park. Um complexo off road com diversas pistas de competições. Fica situado na BA 120, na rodovia que liga Valente a Santaluz.

A Seleção de Valente voltou a disputar em 2017 o Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador, que não disputava desde 2011 e acabou a competição entre as 8 melhores Seleções da Bahia.

Dentre outros Esportes bastante disputados também pelos valentenses, estão: o Voleibol, futsal, Handebol, Karatê, Basquete, Jiu-Jitsu, atletismo, ciclismo, futebol infantil e outros.


Valente - Bahia


Valente sempre se destacou por suas manifestações culturais desde os tempos do saudoso Tio Moura, músico que se tornou figura folclórica e que se confunde com a história da cultura do município. Muitas de suas tradições permanecem vivas - a exemplo do que acontece em outros municípios da região - através da persistência de moradores que se dedicam a manter a cultura, e em alguns aspectos, resgatá-la. Valente conta com diversas figuras e grupos que se destacam nas várias manifestações da cultura regionalista. Repentistas, cantadores, reiseiros, grupos de teatro amador, cantores

Valente possui um Hospital municipal de médio porte e postos de saúde. Na educação possui boas escolas estaduais como o Wilson Lins e o César Borges, além das municipais e algumas particulares. No lazer possui um grande ginásio poliesportivo, clubes sociais como o APAEB, AABB e Umburana, a cidade sempre celebra festas e shows importantes para a região, atraindo grande público, possui algumas praças importantes, como a Jazida, com arcos, quiosques, concha acústica e uma grande rocha no centro, a praça central, denominada Nemésio Martins, possui pistas de skate, equipamentos de ginásticas para jovens e idosos, pistas de cooper e quadras de esporte. Nos transportes, a cidade é cortada pela BA 416 e BA 120, possui uma pequena rodoviária, O açude municipal, localizado no oeste da cidade, recebeu recentemente grande obra na sua barragem.

Valente é o único município no Território do Sisal e na Microrregião de Serrinha a ter um aeroporto e isso coloca Valente como rota de pousos de aeronaves de pequeno porte utilizadas por políticos, famosos e empresários que visitam municípios da região, até municípios maiores que Valente, mas que não possui aeroporto. O aeroporto possui pista única de 1.500 metros totalmente asfaltada, porém sem terminal moderno e fica a 3 km da sede do município. Políticos do estado que visitam a região quando não vem de carro ou helicóptero desembarcam em Valente e fazem o trajeto de carro até as cidades de destino, alguns famosos já desembarcaram em Valente, entre eles o cantores Daniel, Leonardo, quando vieram cantar em Valente e a cantora Ivete Sangalo que em 2017 se apresentou em Conceição do Coité, também empresários quando visitam a região costuma desembarcar em Valente como por exemplo empresários do ramo de mineração que visitam as mineradoras da região como a de Santaluz.

O cenário político em Valente  teve por vários anos o grupo político no comando, denominado os “Motas”, inclusive o primeiro prefeito de Valente foi dos “Motas” Sr. José Mota Araújo que teve seu irmão Sr. Pedro Mota também prefeito da cidade anos depois, como a legislação impedia que o Prefeito fosse a reeleição o grupo sempre indicava um candidato do grupo e ganhava a eleição, quem se destacou no grupo dos “Motas” foi Reinaldo Ramos que foi prefeito por 4 mandatos, o grupo perdeu a eleição pela primeira vez no ano de 1992 onde foi eleito o Sr. João José de Oliveira, mais conhecido por Nenenzinho, na eleição de 1996 Nenenzinho indicou sua candidata mas não teve êxito, sendo assim os “Motas” voltaram ao poder com Reinaldo Ramos prefeito, na eleição de 2000 Reinaldo Ramos perdeu a reeleição para Nenenzinho, onde encerrou-se naquele ano o ciclo “Motas” no comando da política local, na eleição de 2004 já não teve mais candidato dos “Motas” ao executivo, Nenenzinho não foi a reeleição e indicou seu vice Ubaldino Amaral para a disputa, Ubaldino venceu a eleição para o candidato apoiado pelos “Motas” o Sr. Ismael Ferreira, em 2008 Ubaldino foi para a reeleição onde venceu mais uma vez para seu adversário Ismael Ferreira, já na eleição de 2012 Ubaldino no final de seu 2º mandato perdeu algumas lideranças de seu grupo inclusive seu vice-prefeito Eduardo Cedraz que foi candidato a vice do candidato da oposição Ismael Ferreira, neste ano Ubaldino apoiou a candidatura de Zenóbio Cedraz filho de Nenenzinho que foi a disputa tendo seu irmão Eduardo como candidato a vice na chapa adversária sendo algo histórico na política, Ismael Ferreira saiu vitorioso derrotando um ciclo de 12 anos de comando do grupo de Ubaldino e Nenenzinho, na eleição de 2016 Ismael Ferreira perdeu apoio de várias lideranças inclusive seu vice, também perdeu o apoio de 03 dos 06 Vereadores de sua base na Câmara municipal e diversas outras lideranças, Ismael Ferreira foi a reeleição disputando com o grupo que havia derrotado em 2012 onde perdeu a eleição para o candidato Professor Marcos Adriano que tinha sido secretário de educação do município de 2005 a 2012 na gestão do ex Prefeito Ubaldino Amaral. 

No mês de agosto de 2012 o Prefeito Ubaldino e o Vice-Prefeito Eduardo perderam seus mandatos, o então Presidente da Câmara de Vereadores Lucivaldo Araújo Silva, assumiu como Prefeito e convocou eleições indiretas. O Vereador Agnaldo de Oliveira Silva foi eleito, assumindo como Prefeito de setembro a dezembro de 2012. 

Valente tem um filho da terra que se destaca no cenário nacional,Aroldo Cedraz, filho do ex Prefeito Nenenzinho, foi Deputado Federal pelo PFL por 04 mandatos consecutivos, atualmente é ministro do Tribunal de Contas da União - TCU, foi eleito pela Câmara dos Deputados do Brasil em dezembro de 2006. De 2014 a 2016 foi presidente da referida corte.


Atual Conjuntura Administrativa



Prefeito: Marcos Adriano de Oliveira Araújo – PSDB;
Vice Prefeito: Reginaldo Mota Barreto – PRB;
Presidente da Câmara: Vereador Djalma Santana da Silva Neto - PSB.

Ex Prefeitos de Valente


Prefeito:
1959  a  1962
José Mota Araújo

1963  a  1966
Prefeito:
Reinaldo Ramos Rios

1967  a  1970
Prefeito:
José Mota Araújo

1971  a  1972
Prefeito:
Reinaldo Ramos Rios 

1973  a  1976
Prefeito:
Florisvaldo Carneiro da Cunha

1977  a  1982
Prefeito:
Pedro Mota Araújo

1983  a  1988
Prefeito:
Dr. Gelson Carneiro da Cunha

1989  a  1992
Prefeito:
Antônio Delfino Mota Simões
Reinaldo Ramos Rios *
*Vice-Prefeito Assumiu o mandato

1993  a  1996
Prefeito:
João José de Oliveira

1997  a  2000
Prefeito:
Reinaldo Ramos Rios

2001 a 2004
Prefeito:
João José de Oliveira

2005 a 2008
Prefeito:
Ubaldino Amaral de Oliveira

2009 a 2012 
Prefeito:
Ubaldino Amaral de Oliveira
Lucivaldo Araújo Silva*
Agnaldo de Oliveira Silva*
*Assumiram como Prefeito

2013 a 2016
Prefeito:
Ismael Ferreira de Oliveira

  

Principais Povoados
  • Valilândia;
  • Santa Rita de Cássia (Rua Nova);
  • Tanquinho;
  • Encruzilhada;
  • Queimada do Curral;
  • Boi Novo (faz limite municipal com Boi Velho, povoado de Santaluz);
  • Junco;
  • Poço;
  • Várzea dos Porcos;
  • Recreio;
  • Lagoinha;
  • Varginha;
  • Barriguda;
  • Gitirana;
  • Vargem Grande.
Distritos
  • Distrito de Santa Rita de Cássia (Lei Municipal 661/2015 publicada no Diário Oficial do Legislativo dia 22.05.2015);
  • Distrito de Valilândia (Lei Municipal 662/2015 publicada no Diário Oficial do Legislativo dia 22.05.2015).
Bairros da Cidade
  • Hermirio Simões;
  • Juazeiro;
  • Liberdade;
  • Dionisio Mota;
  • Antonio Lopes;
  • Minação;
  • Petrolina;
  • Cidade Nova;
  • Jose Moreira;
  • Bom Jardim;
  • Piana;
  • Cidade Futuro;
  • Santa Cruz.

 LEGISLATURAS/ CÂMARA MUNICIPAL

1ª Legislatura – 1959 a 1962
01-
João José de Oliveira
02-
Anisio Pantaleão de Freitas
03-
Lidio Mota Ramos
04-
Eufrásio Lopes
05-
Leonardo Celestino da Silva
06-
Florisvaldo Carneiro da Cunha
07-
Nemésio Martins da Silva
08-
Amado Rios

2ª Legislatura – 1963 a 1966
01-
Lídio Mota Ramos
02-
Samuel Batista Mota
03-
Arnor Carneiro de Araújo
04-
Adalberto Freitas
05-
José Pereira Lima
06-
Florisvaldo Carneiro da Cunha
07-
Nemésio Martins da Silva
08-
Amado Rios


3ª Legislatura – 1967 a 1970
01-
Nemésio Martins da Silva
02-
Edmilson Guimarães
03-
Roberto Ramos
04-
Florisvaldo Carneiro da Cunha
05-
José Maria Ramos Araújo
06-
Agripino Ferreira da Silva
07-
Antônio Florisvaldo Carneiro Lima
08-
Samuel Batista Mota
Obs.: Assumiu o suplente Lídio Mota Ramos

4ª Legislatura – 1971 a 1972
01-
Florisvaldo Carneiro da Cunha
02-
Nemésio Martins da Silva
03-
Waldemar Lopes da Cunha
04-
José Amaral de Oliveira
05-
Ananias Carneiro Lima
06-
Dermeval Simões Ferreira
07-
Arnor Carneiro de Araújo
08-
Agripino Ferreira da Silva
09-
José Edvaldo Mota
10-
João Freitas dos Santos
11-
José Araújo dos Santos
    Obs.: Por renúncia do Vereador Agripino Ferreira da Silva, assumiu o Vereador (suplente) José Maria Ramos Araújo. Como Vereadores (suplentes) assumiram os senhores José Joaquim Carneiro e Albino Carlos Guimarães.

5ª Legislatura – 1973 a 1976
01-
Albino Carlos Guimarães
02-
Arnaldo dos Santos
03-
Celerino Calixto Mota
04-
Everaldo Lopes Araújo
05-
Izaque Pinheiro da Costa
06-
José Amaral de Oliveira
07-
José Roberval Ramos
08-
Nemésio Martins da Silva
09-
Waldemar Lopes da Cunha

  
6ª Legislatura – 1977 a 1982
01-
Eguilson Carneiro da Cunha
02-
José Amaral de Oliveira
03-
Celerino Calixto Mota
04-
Albino Carlos Guimarães
05-
Arnaldo dos Santos
06-
Nemésio Martins da Silva
07-
José Odilardo Rios Lopes
08-
Herculano Fagundes de Araújo
09-
Domingos Nafitel Ramos de Oliveira
10-
Adriano Carneiro Moraes
11-
Antônio Neves de Oliveira
Obs.: Assumiu o Vereador (suplente) Abelardo Lopes Lima.  
 
7ª Legislatura – 1983 a 1988
01-
Ubaldino Amaral de Oliveira
02-
Herculano Fagundes de Araújo
03-
Eldice Mota Carneiro
04-
José Arcanjo de Oliveira
05-
Nelson José dos Santos
06-
Reinaldo Guimarães Carneiro
07-
Maria Conceição Mota Dias
08-
Ricardo Luís Ramos de Araújo
09-
Everaldo Lopes Araújo
10-
Gilberto Martins dos Santos
11-
José Odilardo Rios Lopes
12-
Edmilson Guimarães
13-
Adriano Carneiro Moraes

   Obs.: Por licença do Vereador Nelson José dos Santos, assumiu o Vereador (suplente) José Nery Carneiro.

8ª Legislatura – 1989 a 1992
01-
Adriano Carneiro Moraes
02-
Arnaldo Amaral de Oliveira
03-
Domingos Nafitel Ramos de Oliveira
04-
Edson Oliveira Carneiro
05-
Florisvaldo Lopes Carneiro
06-
Eldice Mota Carneiro
07-
Gilberto Martins dos Santos
08-
Ivo Ferreira de Oliveira
09-
Joaquim Marques Carneiro
10-
Márcio Jefferson Gordiano Lopes
11-
Sérgio Gutemberg Lopes Araújo
12-
Romilson Cedraz Mascarenhas
13-
Rubem Gonçalves Lopes


9ª Legislatura – 1993 a 1996
01-
José Timótio de Almeida
02-
José Lopes da Cunha
03-
Romilson Cedraz Mascarenhas
04-
Gilberto Martins dos Santos
05-
Ivanilton Araújo
06-
Luiz Alves de Araújo
07-
Antônio Melquíades de Oliveira Filho
08-
Celita de Oliveira Araújo
09-
Armênio Pereira da Silva
10-
Givaldo de Oliveira Moraes
11-
Manoel da Cunha Oliveira
12-
Nelton Ramos
13-
Tânea Maria Mota Rios e Rios

   Obs.: Por falecimento do Vereador Armênio Pereira da Silva, assumiu o Vereador (suplente) Osvaldo Rios Júnior.
    

10ª Legislatura – 1997 a 2000
01- 
Adriano Carneiro Moraes
02 -
Antônio Cézar Oliveira Rios
03 -
Claudionor Paulino dos Santos
04 -
Elizabete Mota dos Santos
05 -
Ivo Ferreira de Oliveira
06 -
Luiz Alves de Araújo
07 -
Antônio Melquíades de Oliveira Filho
08 -
Luciberto Oliveira dos Santos
09 -
Lucivaldo Araújo Silva
10 -
Manoel da Cunha Oliveira
11 -
Mário Lúcio Carneiro
12 -
Nelton Ramos
13 -
Romilson Cedraz Mascarenhas
  Obs.: Por falecimento do Vereador Luciberto Oliveira dos Santos, assumiu o Vereador (suplente) Antônio Gonçalves de Oliveira.


11ª Legislatura – 2001 a 2004
01-
Adriano Carneiro Moraes
02-
Antônio Melquíades de Oliveira Filho
03-
Gabriel Oliveira Mota
04-
Gilberto Martins dos Santos
05-
Ivo Ferreira de Oliveira
06-
Luiz Alves de Araújo
07-
Manoel da Cunha Oliveira
08-
Romilson Cedraz Mascarenhas
09-
Salvador José de Oliveira
10-
Nivaldo Amâncio da Silva
11-
Roque Jakson Ramos Gordiano
12-
Ivanilton Araújo
13-
Tânea Maria Mota Rios e Rios

12ª Legislatura – 2005 a 2008
01-
Gabriel Oliveira Mota
02-
Gilberto Martins dos Santos
03-
Ivo Ferreira de Oliveira
04-
José Roberto Oliveira
05-
Manoel da Cunha Oliveira
06-
Romilson Cedraz Mascarenhas
07-
Lucivaldo Araújo Silva
08-
Roque Jakson Ramos Gordiano
09-
José Lopes da Cunha

13ª Legislatura – 2009 a 2012
01-
Antonio Melquiades de Oliveira Filho
02-
Gabriel Oliveira Mota
03-
Gilberto Martins dos Santos
04-
José Robson Duarte Cunha
05-
Maria Madalena Oliveira Firmo
06-
Agnaldo de Oliveira Silva
07-
Romilson Cedraz Mascarenhas
08-
Lucivaldo Araújo Silva
09-
Reginaldo Mota Barreto

14ª Legislatura – 2013 a 2016
01-
Anatalino Inácio de Souza Filho
02-
Antonio Aloizio de Araújo Oliveira
03-
Emerson Araújo Silva
04-
Gabriel Oliveira Mota
05-
Gessivaldo Souto Martins
06-
Gilberto Martins dos Santos
07-
José Robson Duarte Cunha
08-
Maria Madalena Oliveira Firmo
09-
Reginaldo Mota Barreto
10-
Romilson Cedraz Mascarenhas
11-
Rone de Oliveira Santos
   Obs.: Tendo em vista a perda do mandato do Vereador Emerson Araújo Silva, assumiu o Vereador (suplente) Lomanto Queiroz da Cunha. Por período de licença da Vereadora Maria Madalena Oliveira Firmo, assumiu o Vereador (suplente) Marcondes de Jesus Cunha.

15ª Legislatura – 2017 a 2020
01-
Antonio Aloizio de Araújo Oliveira
02-
Antonio Cezar Oliveira Rios
03-
Djalma Santana da Silva Neto
04-
Elenildo de Oliveira Mo
05-
Gessivaldo Souto Martins
06-
José Robson Duarte Cunha
07-
Lomanto Queiroz da Cunha
08-
Lucivaldo Araújo Silva
09-
Mabel Amaral de Oliveira
10-
Maria Madalena Oliveira Firmo
11-
Romilson Cedraz Mascarenhas

  PRESIDENTES 1959 a 2018

1ª Legislatura – 1959 a 1962
1959  
João José de Oliveira
1960/1961
Anísio Pantaleão de Freitas
1962  

     Amado Rios



2ª Legislatura – 1963 a 1966
1963/1964
Lídio Mota Ramos
1965/1966
José Pereira Lima



3ª Legislatura – 1967 a 1970
 1967
Nemésio Martins da Silva
1968
Antônio Florisvaldo Carneiro Lima
1969
Florisvaldo Carneiro da Cunha
      1970       
Samuel Batista Mota


4ª Legislatura – 1971 a 1972
 1971         
Florisvaldo Carneiro da Cunha
1972
José Edvaldo Mota



5ª Legislatura – 1973 a 1976
1973/1974
Nemésio Martins da Silva
1975/1976
José Amaral de Oliveira



6ª Legislatura – 1977 a 1982
1977/1978
Celerino Calixto Mota
1979/1980
Arnaldo dos Santos
1981/1982
Eguilson Carneiro da Cunha



7ª Legislatura – 1983 a 1988
1983/1984
Ubaldino Amaral de Oliveira
1985/1986
Everaldo Lopes Araújo
1987/1988
Eldice Mota Carneiro



8ª Legislatura – 1989 a 1992
1989/1990
Domingos Nafitel Ramos de Oliveira
1991/1992
Arnaldo Amaral de Oliveira



9ª Legislatura – 1993 a 1996
1993/1994
Gilberto Martins dos Santos
1995/1996
Ivanilton Araújo



10ª Legislatura – 1997 a 2000
1997/1998
Romilson Cedraz Mascarenhas
1999/2000
Antônio Melquíades de Oliveira Filho



11ª Legislatura – 2001 a 2004
2001/2002
Romilson Cedraz Mascarenhas
2003/2004
Antônio Melquíades de Oliveira Filho


12ª Legislatura – 2005 a 2006
2005/2006
Gilberto Martins dos Santos
2007/2008
Romilson Cedraz Mascarenhas



13ª Legislatura – 2009 a 2012
2009/2010
Antônio Melquíades de Oliveira Filho
2011/2012
Lucivaldo Araújo Silva

14ª Legislatura – 2013 a 2016
2013/2014
Gabriel Oliveira Mota
2015/2016
Anatalino Inacio de Sousa Filho



15ª Legislatura – 2017 a 2020
2017/2018
Djalma Santana da Silva Neto
2019/2020




     (ASCOM CMV)