quinta-feira, 25 de junho de 2020

Câmara Municipal ganha novo canal de comunicação



A Câmara Municipal de Valente abriu um novo canal de comunicação com a população: o WhatsApp Business, atendendo no número (75) 3263-2324.
A partir da versão corporativa da rede social, a nova ferramenta irá facilitar o diálogo entre a Câmara e os cidadãos, permitindo que as informações circulem nos dois sentidos. Por meio do aplicativo, os munícipes podem tirar dúvidas, solicitar informações e receber notícias de interesse público relacionadas ao Legislativo Municipal.
“O novo canal é essencial na modernização do atendimento ao cidadão valentense e para a transparência das nossas ações. Com a ferramenta, possibilitamos um contato mais próximo do munícipe com a instituição e com os vereadores”, destacou o presidente Cezar Rios (SD).
O WhatsApp Business da Câmara é destinado a assuntos institucionais, mas sempre que houver solicitação relacionada ao trabalho dos vereadores, a mensagem será encaminhada para ciência de todos os gabinetes.
Canais de atendimento à população:
WhatsApp Business: (75) 3263-2324, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira
Telefone: (75) 3263-2324, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira
Website: www.camaravalente.ba.indap.com.br/ouvidoria
Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldevalente
Instagram: cmv_valente


terça-feira, 23 de junho de 2020

Ordem do Dia (23/6): Aprovado o Projeto de Lei nº 132/2020



Na sessão ordinária de ontem (23) apenas um projeto na pauta da Ordem do Dia. Em segunda votação, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 132/2020, de autoria dos vereadores Nem da APAEB (PDT) e Guto da Saúde (PP), que denomina a Praça Lecivaldo Cunha dos Santos (“Leci”, como popularmente era conhecido), no Bairro Minação, sede do Município de Valente. Projeto segue agora para sanção do prefeito municipal.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Conheça as ações da Câmara Municipal de Valente frente à pandemia da covid-19


Por meio de Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei, a Câmara Municipal de Valente tem atuado efetivamente no combate e prevenção à disseminação da Covid-19 no município de Valente, bem como frente aos seus efeitos.

O Presidente do Poder Legislativo, Antonio Cezar Oliveira Rios (Cezar Rios), afirma que a Casa continuará atuando, por meio dos mecanismos legais, e ajudando o Poder Executivo no enfrentamento à pandemia, no âmbito do município.

A Casa está aberta para sugestões da população, aberta ao Poder Executivo, à Vigilância Sanitária, aos profissionais da saúde, ao comércio local, aberta ao diálogo e ao trabalho para contribuir no que for preciso para passarmos logo tudo isso. Tudo que for legal, não fugiremos ao compromisso” – disse, Cezar Rios.

AUTORIZAÇÃO PARA CRÉDITO SUPLEMENTAR

Em março, os vereadores se reuniram em caráter extraordinário e autorizaram o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar de 25% do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social. Com a medida, o Prefeito ficou autorizado a fazer remanejamentos no orçamento na ordem de mais de R$ 17 MILHÕES, com vistas a garantir o enfrentamento ao novo coronavírus, no município.

PORTARIAS

Com vistas a atender às recomendações sanitárias, a Câmara tem renovado as medidas adotadas na Portaria nº. 010, de 19 de março de 2020, a exemplo da realização das sessões ordinárias e extraordinárias fechadas ao público, suspensão de sessões especiais, solenidades e audiências públicas e visitação e/ou cessão do Plenário para atividades que costumam reunir considerável número de pessoas.

OFÍCIO À SESAB

Assinado por todos os vereadores, requerendo a liberação imediata das ambulâncias destinadas ao município por meio de emendas parlamentares.

INFORMAÇÕES

Com vistas a garantir a informação plena ao cidadão valentense acerca da situação pandêmica no município, a Câmara tem cedido espaço nas sessões ordinárias à Equipe de Vigilância Epidemiológica, que, além da prestação das informações pertinentes, levam as propostas de indicações de vereadores.

De autoria do Vereador Antonio Cezar Oliveira Rios (Cezar Rios), requerimento ao Poder Executivo para disponibilização no Portal da Transparência do município detalhamentos da execução dos recursos públicos no enfrentamento a pandemia.

De autoria do Vereador Antonio Cezar Oliveira Rios (Cezar Rios), convocação do Secretário Municipal de Saúde para prestar à população valentense esclarecimentos e informações referente ao plano de ações implementado pela pasta com vistas à prevenção, controle e enfrentamento da Covid-19, no âmbito do município.

INDICAÇÕES AO PODER EXECUTIVO

204/2020 – De autoria do Vereador Elenildo de Oliveira Mota (Nem da APAEB), para instalação de toldos nas imediações externas das instituições bancárias e correspondentes bancários, com vistas a acomodação e proteção da população;

205/2020 - De autoria da Vereadora Maria Madalena Oliveira Firmo (Leninha), para aquisição e distribuição de máscaras à população;

211/2020 – De autoria do Vereador Antonio Cezar Oliveira Rios (Cezar Rios) e da Vereadora Maria Madalena Oliveira Firmo (Leninha), para pagamento de Adicional de Insalubridade de 40% sobre os vencimentos dos servidores cujos setores de lotação estejam vinculados ao atendimento de pacientes infectados pela Covid-19, incluindo, além dos profissionais de saúde, também motoristas, profissionais de limpeza e administrativos;

208 e 209/2020 - De autoria do Vereador Antonio Cezar Oliveira Rios (Cezar Rios), para instalação de lavatórios (pias) no Mercado Municipal de Cereais e nas praças da sede, em especial aquelas onde ficam localizadas as agências bancárias, assim como nas praças dos povoados.

213/2020 - De autoria do Vereador Antonio Cezar Oliveira Rios (Cezar Rios), para a lavagem e desinfecção das praças;

215/2020 – De autoria do Vereador Lucivaldo Araújo Silva (Vado do Hospital), para pagamento de gratificação a todos os servidores da saúde cujos setores em que trabalham estejam vinculados ao atendimento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus;

PROJETOS

De autoria dos Vereadores Antonio Cezar Oliveira Rios (Cezar Rios) e Lomanto Queiroz da Cunha, foi aprovado Projeto de Resolução que instituiu a Frente Parlamentar de auxílio ao Poder Executivo nas estratégias de combate e enfrentamento à Covid-19;

De autoria do Vereador Gutemberg Cunha dos Santos (Guto da Saúde), apresentação de Projeto de Lei em favor dos servidores públicos, com vistas a suspensão do desconto de empréstimos consignados junto às instituições bancárias localizadas no município;

De autoria do Vereador Elenildo de Oliveira Mota (Nem da APAEB), está em processo de estudo de constitucionalidade na Casa Legislativa, Projeto de Lei em favor dos pequenos e médios comerciantes, como forma de programa de reestruturação do comércio local, com vistas à isenção, até dezembro de 2021, do pagamento de IPTU, ISS, emissão de Alvarás e preferência de contratação para fornecimento de bens ou produtos e prestação de serviços, pelo Poder Público, de MEI, ME e EPP, com sede no município.

CÂMARA MUNICIPAL DE VALENTE

Aplicação da Prova do Concurso da Câmara Municipal de Valente é suspensa por conta do Coronavírus


Em função da pandemia de Coronavírus, que obrigou a paralisação de várias atividades comerciais e levou às pessoas ao isolamento social, a empresa SELETA - Seleção, Consultoria, Treinamento & Assessoria LTDA, responsável pela realização do Concurso da Câmara Municipal de Valente, decidiu SUSPENDER a realização da prova mais uma vez. As provas estavam marcadas para acontecer no dia 05 de julho e nova data será dia 06 de setembro de 2020.

“Fazer uma prova agora iria contrariar as recomendações de prevenção ao Coronavírus, principalmente no que se refere a aglomerações. Contudo, deixamos claro que o Concurso não está sendo cancelado.”, afirma José Almeida de Castro Filho, diretor da Seleta.

As inscrições feitas continuam valendo e aqueles candidatos que não conseguiram efetuar o pagamento do boleto poderá gerar a 2ª via no site da empresa, acessando a AREA DO CANDIDATO. As regras para o concurso permanecem as mesmas e o edital completo pode ser acessado no site www.seletaconcursos.com.br.

- Nota da Comissão Especial do Concurso da Seleta Seleção & Consultoria

terça-feira, 16 de junho de 2020

Matérias deliberadas na Sessão Ordinária desta terça-feira, 16 de junho de 2020


Com a presença de todos os parlamentares, a Câmara Municipal de Valente realizou mais uma sessão ordinária nesta terça-feira (16/6). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa Legislativa, o vereador Cezar Rios (SD).

Na pauta, dois projetos, uma emenda aditiva, um requerimento e a composição da Frente Parlamentar de Fiscalização e Auxilio ao Poder Executivo nas estratégias de combate e enfrentamento ao novo coronavírus.

Matérias deliberadas 

- Primeiro turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 132, de 20 de maio de 2020, de autoria dos vereadores Elenildo de Oliveira Mota (Nem da APAEB - PDT) e Gutemberg Cunha dos Santos (Guto da Saúde - PP), que “Denomina a Praça Lecivaldo Cunha dos Santos, no Bairro Minação, sede do Município de Valente, Estado da Bahia”.
APROVADO POR UNANIMIDADE

- Turno único de discussão e votação da Emenda Aditiva nº 001, de 09 de junho de 2020, de autoria do vereador Gutemberg Cunha dos Santos (Guto da Saúde - PP), que “Dispõe sobre a suspensão dos descontos em folha, dos empréstimos consignados realizados pelas instituições financeiras aos servidores públicos ativos e inativos da Prefeitura Municipal de Valente e da Câmara Municipal de Valente".

APROVADO POR UNANIMIDADE

- Segundo turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 131, de 19 de maio de 2020, de autoria do vereador Gutemberg Cunha dos Santos (Guto da Saúde - PP), que “Dispõe sobre a suspensão dos descontos em folha, dos empréstimos consignados realizados pelas instituições financeiras aos servidores públicos ativos e inativos da Prefeitura Municipal de Valente e da Câmara Municipal de Valente".

APROVADO POR UNANIMIDADE


- Turno único de discussão e votação do Requerimento nº 079, de 09 de junho de 2020, de autoria da vereadora Mabel Amaral de Oliveira, pleiteando, com fundamento no artigo 63, III da Lei Orgânica do Município, combinado com o artigo 97, inciso III do Regimento Interno da Câmara, licença para tratar, sem remuneração, de interesses particulares, pelo período de 120 (cento e vinte) dias.

APROVADO POR UNANIMIDADE

- Composição da Frente Parlamentar de Fiscalização e Auxilio ao Poder Executivo nas estratégias de combate e enfrentamento ao novo coronavírus, também denominada de Frente Parlamentar de Enfrentamento ao COVID-19, nos termos do artigo 2º da RESOLUÇÃO Nº 024, DE 08 DE JUNHO DE 2020.

Composição: Vereador Lomanto Queiroz (SD), Guto da Saúde (PP), ROmilson Cedraz (DEM) e Nem da APAEB (PDT).

terça-feira, 9 de junho de 2020

[ Resumo ] Câmara realizou sessão ordinária na noite desta terça-feira, 9 de junho


Com seis ausências (Luizinho – PSDB, Romilson Cedraz – DEM, Vado – DEM, Genilton de Teroza – DEM, Guto da Saúde – PP e Zé de Zelí - PROS), a Câmara Municipal de Valente sob a presidência do vereador Cezar Rios (SD) realizou mais uma sessão ordinária nesta terça-feira (9).

Tribuna Livre

Em atendimento ao requerimento 078/2020, de autoria do presidente Cezar Rios, o Secretário Municipal de Saúde, Ildemário de Oliveira Araújo, falou sobre o trabalho da pasta e as ações de combate ao novo coronavírus em andamento no município desde o início da pandemia, e na sequencia respondeu os questionamentos dos parlamentares.

Também ontem o médico pediatra Ênio Henrique Santos Rios usou a tribuna livre para discorrer sobre a pandemia de Covid-19 no município - número de casos, projeções, prevenção entre outros -, com base nos boletins informativos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade o médico tirou as dúvidas dos vereadores presentes à sessão.

No Grande Expediente, os vereadores Nem da APAEB (PDT), Lomanto Queiroz (SD), Cezar Rios (SD) e Leninha (PT) apresentaram suas demandas.

E por fim, as matérias constantes em votação na Ordem do Dia foram suspensas devido à ausência dos seis parlamentares.

Não havendo nada mais a tratar, o presidente da Câmara declarou encerrada a sessão, convocando outra, em caráter ordinário, para o dia 16 de junho, às 18h.

Confira no link como foi a Sessão: https://bit.ly/2MM6iCn








sexta-feira, 5 de junho de 2020

Câmara de Valente disponibiliza consulta pública eletrônica para formulação da LDO 2021


A Câmara Municipal de Valente, por meio do presidente da Mesa Diretora, vereador Cezar Rios (SD), convida todos os munícipes, todas as entidades e instituições que compõem a sociedade civil deste município a participarem da Consulta Pública eletrônica para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021.

As sugestões recolhidas no ambiente virtual substituem as audiências presenciais. A medida é para evitar aglomerações, conforme orientações dos órgãos de saúde, em razão da pandemia de coronavírus.

Como participar?

Basta acessar o link: http://camaravalente.ba.indap.com.br/ouvidoria, preencher o formulário com as orientações e enviar  (Escolha a opção “sugestão”).

As sugestões poderão ser encaminhadas até o dia 19 de junho. As ações propostas serão tecnicamente analisadas e convertidas em Emenda ao Projeto de Leinº. 130, de 08 de abril de 2020 - LDO 2021.

Tal ferramenta compreende um instrumento de participação popular, aberto a todos os cidadãos que poderão indicar as prioridades de sua comunidade, do seu bairro e do município para que a Prefeitura invista no ano seguinte.

A consulta pública e a participação popular via Internet atendem os artigos 165 a 167 da Constituição Federal, além do artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/2000).

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Sessão Ordinária - 02 de junho de 2020

O Plenário da Câmara Municipal de Valente aprovou na noite desta terça-feira (02/06), dois projetos e um requerimento, de autoria dos parlamentares, que institui medidas relacionadas ao combate e enfrentamento do novo coronavírus no município.
▪︎ Em turno único, os edis aprovaram o Projeto de Resolução n° 007, de 19 de maio de 2020, de autoria dos vereadores Antonio Cezar Oliveira Rios e Lomanto Queiroz da Cunha, que "Institui a Frente Parlamentar de Fiscalização e Auxílio ao Poder Executivo Municipal nas estratégias de combate e enfrentamento ao COVID-19, no âmbito da Câmara Municipal de Valente e dá outras providências".
▪︎ Em primeiro turno, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 131, de 19 de maio de 2020, de autoria do vereador Gutemberg Cunha dos Santos, que "Dispõe sobre a suspensão dos descontos em folha, dos empréstimos consignados realizados pelas instituições financeiras aos servidores públicos ativos e inativos da Prefeitura Municipal de Valente e da Câmara Municipal de Valente" (Projeto será submetido à segunda votação).
▪︎ Em única discussão, os edis aprovaram o Requerimento n° 078, de 02 de junho de 2020, de autoria do vereador Antonio Cezar Oliveira Rios, dispondo sobre a CONVOCAÇÃO do Secretário Municipal de Saúde, Ilmo°. Sr. Ildemário de Oliveira Araújo, no sentido de que o mesmo compareça a este Poder Legislativo, na Sessão Ordinária do dia 09/06/2020, para prestar, perante o Plenário, esclarecimentos e informações referentes ao plano de ações implementado pela pasta com vistas à prevenção, controle e enfrentamento do novo coronavírus, causador da COVID-19, no âmbito do Município de Valente-BA".

terça-feira, 2 de junho de 2020

PROJETO DE LEI N° 130/2020 - LDO 2021



O Projeto de Lei nº 130, de 08 de abril de 2020, “Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2021 e dá outras providências”.

Veja o projeto na íntegra clicando AQUI